A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica onde o profissional
é formado em um programa de pós-graduação especialização/residência, em ambiente hospitalar.
É de extrema importância no atendimento das urgências/emergências hospitalares e cirurgias ambulatoriais, no tratamento das doenças, lesões, anomalias congênitas e adquiridas, infecções, traumas e deformidades de origem bucodentofaciais.
No inicio da década de 70 houve evolução no tratamento das fraturas da face com o desenvolvimento de aparatos de fixação interna. Esta nova forma de tratamento trouxeram consigo novos e revolucionários conceitos, que possibilitaram a recuperação mais rápida e eficiente nesta modalidade de tratamento, muitos deles utilizados até os dias de hoje.
Acomete pacientes vitimas de ferimentos oriundos de acidentes de trânsito e desportivos, agressões físicas, quedas e por armas de fogo. É a área de atuação odontológica que diagnostica, trata e acompanha pacientes portadores de fraturas dos ossos da face, como o complexo nasoorbitozigomático e, maxilomandibular.
Visa estabelecer um padrão dentofacial harmônico em pacientes com alterações nas estruturas ósseas maxilofaciais melhorando a morfologia, estética e função. Nas situações de assimetrias faciais (face torta ou desproporcional) também é indicada a correção através da cirurgia ortognática.
Atua no tratamento das alterações presentes nas articulações têmporo mandibulares. Os pacientes com distúrbios articulares e/ou musculares podem apresentar dores de cabeça, estalos, tonturas, zumbidos, dores localizadas próximas ao ouvido e até problemas musculares de ordem geral.